PLANTAS, PROPRIEDADES E INDICAÇÕES

  PLANTAS, PROPRIEDADES E INDICAÇÕES

Esta primeira tabela é objetiva e se apresenta de forma a dar informações gerais sobre a planta de onde é extraído o óleo e suas propriedades. Cabe ao terapeuta adequá-la à aplicação que achar conveniente para o seu cliente, seja em forma de inalação, compressas, massagens, pomadas, etc.
Não serão indicadas todas as plantas, mas as principais e em bom número para um curso introdutório.

Alecrim
Fam: Labiadas (Rosmarinus Officinalis) sin: R.coranarium
Planta nativa do mediterrâneo, porém cultivada em várias partes do mundo. A maioria é produzida em Marrocos, França e Espanha. Seu nome científico significa em latim "orvalho do mar". Terapeuticamente tem sido usado por centenas de anos pelas suas propriedades anti-sépticas e revigorantes. Possui um aroma levemente canforado, excitante e pungente.
Propriedades: Analgésico, adstringente, anti-reumático, anti-séptico, cicatrizante, citofilático, tônico, estimulante, diurético, emenagogo, hipertensivo, rubefaciente, descongestionante.
Indicações:
Terapêutica: artrite, fraqueza geral, dor muscular, excessos cometidos por comida, enxaqueca.
Emocional: Para cansaço mental, estimular a memória e avivar a mente.
Estético: acne, dermatite, eczema, pele envelhecida, rugas, caspa, queda de cabelos, cabelos oleosos, celulite. Atua melhorando a circulação, reduzindo a congestão linfática e diminuindo a retenção de líquidos.
Precauções: Não usar durante a gravidez, quem sofre de epilepsia e hipertensão. Em caso de peles sensíveis usar em baixa concentração.

Benjoim
Fam:Styracaceae (Styrax benzoin)
Uma goma perfumada, que no Oriente, foi usado como incenso e remédio, mas no Ocidente sua principal forma de aplicação é como fixador, que se adiciona aos perfumes feitos de essências naturais voláteis para que o aroma não se dissipe quando em contato com o ar. Nos antigos herbários era tratada com "benjamim em goma". Possui um aroma doce, semelhante ao da baunilha.
Propriedades: Anti-séptico, adstringente, carminativo, cicatrizante, citofilático, expectorante, diurético, desodorante, sedativo e vulnerário.
Indicações
Terapêutica: auxiliar de problemas respiratórios, tônicos para os pulmões.
Emocional: Esgotamento emocional, agitação e tristeza.
Estético: dermatite, eczema, pele seca ou rachada.

Bergamota
Fam: Rutáceas (Citrus bergamia)
Fruto em formato de pêra que vai do verde ao amarelo. Parece uma laranja em miniatura.
Como as outras árvores cítricas, a bergamota é nativa da Ásia tropical. A maior parte dos óleos é produzida no sudeste da Itália. A origem mais provável de seu nome vem de onde a fruta era vendida, em Bérgamo. Desde que o óleo essencial de bergamota começou a ser destilado, no início do século XVIII na Itália, ele se tornou um dos mais importantes materiais de perfumaria. É o principal constituinte da água de colônia e confere um sabor exótico ao chá Earl Grey.
Constituintes principais: Conhecida por possuir mais de 300 componentes, principalmente linalol, nerol, terpineol (álcoois), acetato de linalil (éster), limoneno e dipenteno (terpenos) bergapteno (lactona) este é o constituinte que causa sensibilização.
Propriedades: Animador, antidepressivo, antiespasmódico, anti-séptico, desodorante, estimulante digestivo, equilibrador do sistema nervoso e refrescante.
Indicações
Terapêutica: problemas digestivos, psoríase.
Emocional: ansiedade, medo e crise emocional. É um maravilhoso antidepressivo que transporta a animação dos óleos cítricos com qualidade floral cálida e suavizante. A sua ação principal no sistema nervoso age como tônico sem ser estimulante. Ajuda durante crises de estresse ou quando se está irritado.
Estética: acne, eczema nervoso, pele oleosa, pele inflamada e cabelos oleosos.
Precauções: Use-o em baixa concentração. Se aplicado sobre a pele, não se expor ao sol por no mínimo 12 horas.
Cuidado: é fotossensibilizante.

Bétula
Fam: (Betula lenta)
Uma árvore graciosa que atinge até 25 metros, também chamada de vidoeiro. Tem folhas brilhantes e uma casca aromática marrom-avermelhada. É encontrada nas matas de parte do Canadá e sudeste dos Estados Unidos. Há outras espécies de bétula, como a Bétula Alba,que provem da destilação das folhas de uma espécie da Europa e a do óleo de alcatrão de bétula conhecido como "couro russo" é mais usado em perfumaria. O aroma é intensamente doce-amadeirado.
Propriedades: Analgésico, anti-séptico, adstringente, depurativo, desinfetante, diurético e tônico geral.

Indicações
Terapêutica: reumatismo, gota e especialmente para dores musculares.
Emocional: revigorante e estimulante.
Estética: acne, caspa e seborréia.
Precauções: Use-o em baixa concentração. Se aplicado sobre a pele pode causa irritação ou erupção.

Camomila Romana
Fam: Compostas (Anthemis nobilis) sin: Chamaemelum nobille
Planta originária da Inglaterra e cultivada na França, Alemanha e no Marrocos. Ela mede cerca de 30 cm, tem folhas finas e as flores pequenas. Conhecida como medicinal há pelo menos 2.000 anos. Sua história conta que ficou conhecida como o "médico do reino vegetal", pois cura outros arbustos que crescem perto dela. Seu nome deriva do grego e significa maça da terra e do latim nobilis como uma flor nobre. Uma outra espécie conhecida como camomila-dos-alemães (Matricaria chamommilla) possui uma forte coloração azul.
Propriedades: anti-séptico, analgésico, antiinflamatório, anti-reumático, antiespasmódico, carminativo, colagogo, citofilático, cicatrizante, diurético, emenagogo, febrífugo, estimulante digestivo, sedativo, sudorífero, tônico geral e vulnerário.
Indicações
Terapêutica: abscessos, dores musculares, dermatites, reumatismo, queimaduras, dor de cabeça e enxaqueca.
Emocional: animador e reconfortante, alivia o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia.
Estética: Acne, dermatites e peles sensíveis.
Precauções: Evite durante o primeiro trimestre de gravidez.

Canela folha
Fam: Lauráceas (Cinnamomum zeylanicum)
A canela é uma árvore nativa da Índia, Indonésia, Sri Lanka, Madagascar. Também cultivada na Jamaica e África. A casca da planta jovem é vendida como varinhas de canela e usada na culinária e na medicina a centenas de anos. O óleo essencial de canela pode ser produzido da folha ou da casca, sendo que o óleo da folha é menos tóxico e mais seguro para ser usado na pele. O óleo de canela tem um aroma quente e doce de especiaria, é estimulante com reputação de afrodisíaco.
Propriedades: anti-séptico, analgésico, antiespasmódico, afrodisíaco, estimulante circulatório e sudorífero.
Indicações
Terapêutica: artrite, enjôos sem vômitos, fungo nos pés e reumatismo.
Emocional: fadiga e astenia (perda de vigor).
Estética: estimulante circulatório.
Precauções: Evite aplicação na pele e inalar em vaporizadores. Em baixa concentração pode ser usado em aromatização de ambientes.
Cuidado: irritante da pele. Estimula as contrações no parto.

Cadamomo
Fam: Zingiberaceae (Elettaria cardamomum)
O cardamomo é da família do gengibre.Nativa na Ásia e intensamente cultivada e usada como especiaria. É um arbusto que pode chegar a 4m de altura, com folhas muito compridas e flores de um tom amarelo-claro e com em pendão roxo.Seu óleo essencial é produzido principalmente na Índia. Seu aroma é doce e condimentado. O efeito do odor é aquecedor e estimulante; com reputação de afrodisíaco.
Indicações
Terapêutica: debilidade, flatulência e dor de cabeça.
Emocional: estimulante mental, reanimador e afrodisíaco.
Estética: Não há indicação conhecida.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele sensível.

Cedro
Fam: Cupressáceas (Juniperus virginiana)
Árvore nativa da América Central. A maioria das espécies alcança até 15 metros. Essa espécie e outras coníferas também são usadas para produzir óleo de cedro. O óleo essencial de cedro foi um dos primeiros a ser usado pelos egípcios na produção de cosméticos, na perfumaria e na mumificação. Seu aroma é cálido que recende a madeira. O efeito do odor é aquecedor e calmante; levemente afrodisíaco.
Propriedades: adstringente, anti-séptico, anti-seborréico, estimulante circulatório, emenagogo, diurético, calmante, sedativo e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: Ajuda em problemas crônicos como psoríase, dermatites e dores articulares.
Emocional: tem uma ação relaxante e reconfortante, sendo indicado para os casos de ansiedade, estresse, tensão nervosa ou como facilitador de trabalhos psíquicos e meditação.
Estética: É um ótimo tônico capilar para cabelos oleosos, caspa, queda de cabelos. Suas propriedades adstringentes ajudam a cuidar da acne, eczemas e celulite.
Precauções: Não usar durante a gravidez e pode irritar a pele sensível. Usar em baixa diluição.

Cipreste
Fam: Cupressáceas (Cupressus sempervirens)
É uma árvore perene alta de forma cônica e tem sido usada desde a antiguidade. Planta nativa da Europa meridional, a maioria dos óleos vem de árvores cultivadas na França, Espanha e Marrocos. O cipreste tem sido tradicionalmente a árvore dos cemitérios. Platão disse que o cipreste simbolizava a imortalidade da alma. Os egípcios usavam em seus sarcófagos por ser considerado quase indestrutível. Sempervirens significa "viva para sempre". O aroma é fresco, amadeirado, balsâmico adocicado e tenaz.
Propriedades: Adstringente, antiespasmódico, anti-séptico, anti-sudorífero, anti-reumático, desodorante, diurético, hemostático, tônico para as veias e vasoconstritor.
Indicações
Terapêutica: reumatismo, artrite, edemas, circulação deficiente e varizes.
Emocional: tensão nervosa e estresse.
Estética: Exerce uma ação equilibradora sobre os fluidos ajudando a combater o excesso de transpiração e a celulite. Seu efeito adstringente cuida bem da pele oleosa, acne e caspa seborréica.

Cravo
Fam: Mirtáceas (Eugenia caryophyllata) sin: Syzgium aromaticum
A árvore de cravo é originária da Ásia e é cultivada a pelo menos 2000 anos. Os botões são secos para produzir a especiaria que nós conhecemos como cravo. Hoje seus principais centros de cultivo são Madagascar, Filipinas e Indonésia. Suas propriedades medicinais são conhecidas a centenas de anos para tratar infestações de ordens digestivas e dor de dente.
Tem um aroma doce, quente e estimulante de especiaria. É famosa a sua reputação de afrodisíaco.
Propriedades: analgésico, antineurálgico, anti-reumático, anti-séptico, afrodisíaco, energético e estimulante mental.
Indicações
Terapêutica: dores musculares e reumáticas, astenia física e mental, nevralgias.
Emocional: estimulante mental, ajuda na estafa mental e memória fraca.
Estética: micose de unha.
Precauções: Usar em baixa concentração e evitar em peles sensíveis.

Eucalipto
Fam: Mirtáceas (Eucalyptus globulus)
O eucalipto é uma das árvores de crescimento mais rápido no mundo. Tem folhas altamente aromáticas de cor verde azulada em forma de coração quando novas e em forma de lança quando adultas. A planta é originária da Austrália e Tasmânia, mas também é cultivada na Espanha, Portugal, Califórnia, Rússia, China e Brasil, de onde são produzidos a maior parte deste óleo essencial. O aroma é canforado, com tom amadeirado e doce. É penetrante e refrescante.
Propriedades: analgésico, anti-séptico, antiespasmódico, anti-reumático, balsâmico, desodorante, equilibrador, estimulante, expectorante, depurativo, rubefaciente.
Indicações:
Terapêutica: doenças infecciosas e respiratórias, artrite, dores musculares, cãibras, dor de cabeça e fadiga.
Emocional: clareia e estimula a mente, refrescante, animador e revigorante.
Estética: acne, pele oleosa.

Funcho Doce (erva doce)
Fam: Umbelliferae (Foeniculum vulgare)
Planta perene que alcança cerca de 1,5m de altura. Desenvolve-se na região mediterrânea, de onde o óleo essencial é produzido em sua maioria. Tem um aroma adocicado e canforado que lembra o anis, de nota quente e estimulante.
Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, carminativo, galactogogo, desintoxicante, diurético, emenagogo, laxativo, tônico geral e estimulante.
Indicações
Terapêutica: Cólica, prisão de ventre, flatulência e problemas digestivo.
Emocional: Ajuda a criar força e coragem ,reanimando e confortando.
Estética: Pelo seu efeito purificador ajuda a eliminar os excessos cometidos com alimentos e bebidas.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode ser tóxico em excesso, não usar em casos de gravidez e epilepsia.

Gengibre
Fam: Zingiberaceae (Zingiber officinale)
Uma planta perene que cresce até cerca de 1m de altura, com folhas longas, estreitas e de flores bancas, mas o óleo é produzido do rizoma. A raiz seca é um condimento muito apreciado e cultivado em muitas regiões tropicais, como a África, e Índias Ocidentais. O aroma é pungente, quente, estimulante e condimentado com um toque de limão e pimenta.
Propriedades: analgésico, anti-séptico, antioxidante, afrodisíaco, carminativo, estimulante, expectorante, rubefaciente, sudorífero e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: doenças infecciosas e respiratórias, artrite, dores musculares, cãibras, circulação deficiente, dor de cabeça, fadiga física e mental, náusea e vômitos.
Emocional: centra e estimula a mente, animador e revigorante.
Precauções: usar em baixa concentração, pois pode irritar peles sensíveis.

Gerânio Bourbon
Fam: Geraniáceas (Pelargonium graveolens roseum) Sin: P. odorantissimum
Originário do sul da África, o gerânio chegou a Europa no século XVII. Há mais de 700 espécies, muitas bastante perfumadas. O aroma do óleo de gerânio lembra o de rosa, com o qual tem muitos constituintes em comum. O gerânio rosa é produzido nas ilhas Reunião, chamada antigamente de Bourbon- Uma ilha rica em plantas aromáticas.Outra espécie de gerânio também é produzido no Egito e em Marrocos. Aroma floral adocicado e penetrante, com um tom frutal mentolado.
Propriedades: adstringente, animador, antidepressivo, antiinflamatório, anti-séptico, diurético, equilibrador, hemostático, regenerador celular, vasoconstritor e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: Regulador do sistema hormonal e aliviador dos sintomas da TPM e menopausa.
Emocional: É tônico para o sistema nervoso, aliviando a ansiedade e a depressão. Equilibra a mente e reduz o estresse.
Estética: Tem efeito estimulante sobre o sistema linfático que ajuda a eliminar toxinas nos casos de celulite. É útil em todo tipo de pele exceto a sensível.

Grapefruit
(Citrus paradisi)
Árvore cultivada que pode atingir até 10m, de folhas brilhantes e frutos de um amarelo
intenso. Há muitas variedades de grapefruit em forma de óleo essencial. É uma fruta rica em
vitamina C.
Aroma cítrico e doce cujo efeito odorífero é animador e antidepressivo.
Propriedades: antidepressivo, adstringente, anti-séptico, colagogo, desintoxicante, eufórico,
estimulante linfático e refrescante.
Indicações
Terapêutica: convalescença e cansaço em geral.
Emocional: depressão e ansiedade.
Estética: celulite, pele oleosa e pele inflamada.
Ho Leaf
(Cinnamomum camphora)
Existe muitas espécies de cânfora, a Ho - sho produz o óleo conhecido por Ho leaf. Óleo
feito da folha de Ho, árvore proveniente da China, uma espécie mais suave que a cânfora
marrom ou amarela, que são tóxicas. Aroma refrescante e canforado.
Propriedades: anti-séptico, antidepressivo, antiinflamatório, diurético,estimulante,
rubefaciente e estimulante circulatório.
Indicações
Terapêutica: artrite, dores musculares, reumatismo e má circulação.
Emocional: estresse e depressão.
Estética: pele oleosa e acne.
Hortelã-pimenta / Menta
Fam; Labiadas (Mentha piperita) sin: M. glabrata, M.hircina, M.officinalis,
M.pimentum
Comercializada em larga escala na Europa e EUA, o óleo essencial de hortelã-pimenta é
muito utilizado em alimentos, cosméticos e indústria farmacêutica. Pesquisas nos EUA e
Japão têm mostrado que a hortelã-pimenta melhora a atenção e estimula o cérebro. Aroma
refrescante e mentolado com uma nota sutil adocicada.
Propriedades: adstringente, analgésico, antiespasmódico, antiinfeccioso, anti-séptico,
cefálico, colagogo, descongestionante, digestivo, estimulante e expectorante.
Indicações:
Terapêutica: circulação deficiente, cansaço, desordens respiratórias, dores musculares e
flatulência.
Emocional: Para apatia e concentração, pois funciona como estimulante mental.
Estética: acne, dermatite.
Precauções: não usar durante a gravidez e amamentação. Usar em baixa concentração.
Junípero (zimbro)
Fam: Cupressáceas (Juniperus communis)
Uma conífera, sempre verde, que alcança até 4m de altura. O junípero sobrevive bem em
clima ártico, de onde é originário, embora seja encontrado em diversas partes do mundo. O
junípero era queimado para afastar espíritos malignos e também foi desta forma usado em
hospitais como desinfetante. Óleo refrescante com um leve toque amadeirado e balsâmico.
Propriedades: anti-séptico, anti-reumático, antiespasmódico, adstringente, carminativo,
cicatrizante, depurativo, desintoxicante, diurético, emenagogo, nervino, rubefaciente,
estimulante, sudorífero, tônico geral e vulnerário.
Indicações
Terapêutica: amenorréia, dismenorréia, dermatite, flatulência, reumatismo, infecções do
trato urinário, tosse, gripes e resfriados.
Emocional: limpa, estimula e fortalece os nervos, auxilia nos casos de ansiedade, e tensão
nervosa.
Estética: É tônico para peles oleosas e congestionadas. E para perda de cabelos em
decorrência de seborréia.Suas propriedades purificadoras amenizam o acne e a celulite.
Precauções: O uso prolongado pode resultar em estímulo excessivo dos rins. Deve ser
evitado em casos de insuficiência renal. Não usar em casos de gravidez.
Laranja
Fam: Rutáceas (Citrus auranthium var.dulcis), C.aurathium var. amara sin;
C.auranthium sinensis
Nativa da China, mas cultivada em muitas partes do mundo. Hoje a produção comercial do
óleo essencial de laranja é maior no Brasil, EUA e Israel. Aroma doce, refrescante e frutal.
Propriedades: digestivo, estimulante, hidratante, controla os processos hídricos,
estimulante do sistema linfático, sedativo e depurativo.
Indicações:
Terapêutica: Estimulante digestivos, regulador do sistema linfático e insônia.
Emocional: depressão, tensão nervosa e estresse.
Estética: celulite, obesidade, retenção hídrica, equilibrador e amaciante da pele e dos
cabelos.
Lavanda Francesa
Fam: labiadas (Lavandula officinalis) sin; L. angustifolia, L. Vera
Planta nativa da região mediterrânea. A principal produção de óleo essencial de lavanda fica
na região de Provance, na França, mas também produzida na Espanha e Bulgária. Seu nome
deriva do latim "lavare" que significa "lavar". É considerado o óleo mais útil e versátil da
aromaterapia.
Propriedades: analgésico, antidepressivo, anti-séptico, anti-reumático, antiinflamatório,
calmante, cefálico, cicatrizante, citofilático, colagogo, desodorante, emenagogo, hipotensor,
repelente de insetos e sedativo.
Indicações:
Terapêutica: abscessos, dores musculares, reumatismo, queimaduras e ferimentos, dor de
cabeça e enxaqueca.
Emocional: animador, reconfortante, alivia o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia.
Estética: acne, dermatites, eczemas, pediculose, picada de insetos, psoríase, regenerativo
em todos os tipos de pele.
Lavandin
Fam: Labiadas (Lavandula fragrans) sin: Lavandula hybrida
É um híbrido da lavanda, que se desenvolveu principalmente na França na década de 20,
entre os campos inferiores de lavanda. As flores são de um azul acinzentado, mais rígidas e
mais resistentes e que chegam a produzir duas vezes mais óleo que a verdadeira lavanda,
porém não possui o mesmo poder curativo da lavanda. Aroma floral semelhante ao da
lavanda sendo menos adocicado com um toque mais amadeirado e canforado sem ser muito
marcante.
Propriedades: analgésico, anti-séptico, cicatrizante, expectorante, nervino e vulnerário.
Indicações:
Terapêutica: dores musculares, problemas circulatórios e articulares e respiratórios.
Emocional: animador e refrescante, alivia o estresse, bom para mentes cansadas.
Estética: acne, dermatites e eczemas.
Lemongrass (capim-limão)
Fam: Gramíneas (Cymbopogan citratus) sin: C. flexuosus, Andropogon citratus, A.
flexuosus
Um dos membros mais importantes da família das gramíneas aromáticas, natural da Índia,
também cultivado em outras regiões tropicais, particularmente no Brasil, no Sri Lanka e em
partes da África central. Aroma doce semelhante ao limão com um tom terroso. geraniol,
linalol, nerol (álcoois).
Propriedades: adstringente, analgésico, antidepressivo suave, antiinfeccioso, anti-séptico,
desodorante, depurativo, diurético, regulador, revigorante e tônico.
Indicações:
Terapêutica: flacidez muscular, dores musculares, repelente de insetos e em massagens
para desportistas.
Emocional: Ajuda em casos de depressão, revigorante, combate ao estresse e a exaustão
nervosa.
Estética: acne, cabelos oleosos e com poros dilatados.
Precauções: em doses altas é irritante da pele.
Limão
Fam; Rutáceas (Citrus limonum)sin: C. limonia, C. limon
Acredita-se que o limão seja originário de Índia. Foi introduzido na Itália no final do século
V, daí seu cultivo espalhou-se até a Espanha e Portugal. Hoje é cultivado intensamente em
muitas partes do mundo. O óleo fica em pequenos bolsões da pele do fruto. O aroma é fresco
e adocicado e cheira como a própria fruta fresca. Seu odor é animador e refrescante.
Propriedades: anti-séptico, anti-reumático, diurético, antiespasmódico, adstringente,
citofilático, cicatrizante, depurativo, rubefaciente e tônico.
Indicações:
Terapêutica: reumatismo, gripes e resfriados.
Emocional: ansiedade e falta de concentração.
Estética: acne, edemas, pele oleosa, pele inflamada, seborréia, celulite e pele rachada.
Precauções: Fotossensibilizante; não aplicá-lo antes de exposição solar por pelo menos 12
horas. Usar em baixa concentração.
(Litsea Cubeba)
Pequena árvore tropical com folhas e flores que cheiram como limão. Os frutos são como
pimenta de onde deriva o nome "cubeba". O óleo é produzido na China e na Malásia, onde é
conhecido como pimenta chinesa e May Chang. Aroma doce e cítrico com uma fragrância
de fruta com um leva tom floral.
Propriedades: adstringente, antidepressivo suave, anti-séptico, carminativo, depurativo,
estimulante e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: flatulência e indigestão,
Emocional: revigorante, estimulante, ajudando nos casos de estresse.
Estética: acne, dermatites, transpiração excessiva, pelas oleosas e cabelos oleosos.
Precauções: em doses altas é sensibilizante em peles sensíveis.
Louro
Fam: Lqu (Laurus nobilis)
Planta popular na culinária de toda Europa. As folhas eram usadas pelos gregos e Romanos
para coroar suas vitórias. O óleo é extraído das folhas, em geral, no Marrocos e Espanha.
Aroma doce e picante, ligeiramente semelhante à canela.
Propriedades: adstringente, antiespasmódico, antinevrálgico, anti-séptico, colagogo,
diurético, emenagogo, estimulante, sudorífero, e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: cãibras, dores musculares e reumáticas.
Emocional: animador, tem efeito excitante sobre as emoções.
Estética: cabelos oleosos, caspa e alopecia.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar em peles
sensíveis.
Mandarina
Fam: Rutáceas (Citrus madurensis)
Aroma delicadamente doce e ao mesmo tempo picante, com um leve toque floral.
Propriedades: antiespasmódico, colagogo, citofilático, emoliente e digestivo.
Indicações
Terapêutica: retenção hídrica e entorses.
Emocional: tensão, depressão, insônia e estresse.
Estética: acne, peles oleosas, celulite, edemas, estrias e obesidade.
Precauções: fotossensibilizante; não aplicá-lo antes de exposição solar por pelo menos 12
horas.
Majericão
Fam; Labiadas (Ocimun basilicun) Sin: O. pilosoum
Há muitas variedades da erva manjericão e todas com uma longa tradição de uso culinário e
medicinal. A planta cresce espontaneamente em todo o mediterrâneo, porém é nativa da
Ásia e é usado extensivamente na medicina Ayurvédica onde é chamado de tulsi. A palavra
basilicum é derivada do grego basilicos, ou seja, real. Aroma leve refrescante, semelhante ao
anis com um toque mentolado.
Propriedades: antiespasmódico, carminativo, diurético, cefálico, equilibrador,
expectorante, sedativo, anti-séptico, revigorante, tônico do sistema nervoso e estimulante
mental.
Indicações
Terapêutica: Tem ação benéfica em distúrbios respiratórios e digestivos. Estimula o fluxo
sangüíneo ajudando em casos de cãibras e dores musculares.
Emocional: Aliviador dos sintomas da ansiedade e depressão. Combate o estresse, a fadiga
e a frieza emocional. Ajuda a clareza de raciocínio.
Estética: Sua ação tônica e refrescante beneficia peles congestionadas. Bom para cabelos
oleosos.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração. Evitar em peles
sensíveis.
Manjerona
Fam: labiadas (Origanum majorana) Sin: Manjorana hortensis
Uma planta bem conhecida de uso culinário, originária da região mediterrânea. O nome
origanum significa "alegria da montanha" e majorana quer dizer "maior". Não deve ser
confundido com o orégano, cujo nome científico é (Origanum vulgare), mas com ação muito
diferente da manjerona. Possui um aroma quente e amadeirado, ligeiramente canforado.
Propriedades: anafrodisíaco, analgésico, antiespasmódico, anti-séptico, calmante,
emenagogo, expectorante, hipotensor, laxativo, sedativo, sudorífero e vasodilatador.
Atenção: Efeito quase narcótico em doses elevadas.
Indicações
Terapêutica: relaxante muscular, circulação, cãibras, fraqueza geral, alivia dores nas
articulações enrijecidas, dores reumáticas, músculos tensos e contraídos, enxaqueca,
sensação de frio.
Emocional: ansiedade, tensão, insônia, relaxante, aquecedor e reconfortante.
Precauções: Não usar durante a gravidez e sua propriedade sedativa, a tornam um bom
tranqüilizante, mas pode entorpecer os sentidos, portanto use-a em baixa concentração.
Mirra
Fam: Burseráceas (Commifhora myrrha)
Uma árvore pequena que chega até 3m de altura. Seu nome é derivado do hebreu antigo e do
termo arábico "mur" que significa amargo. Seu tronco produz uma resina oleosa branca -
amarelada, que ao secar se torna marrom avermelhada. Da qual se destila o óleo. Foi
empregada na mumificação dos nobres e em cosméticos, especialmente em máscaras faciais.
A mirra foi um dos presentes oferecidos a Jesus (Mateus 2,11). Aroma forte e amargo com
um leve toque canforado.
Propriedades: Anti-séptico, antiinflamatório, adstringente, cicatrizante, citofilático,
emenagogo, expectorante, fungicida, sedativo e tônico.
Indicações
Terapêutica: Útil em problemas respiratórios, psoríase, reumatismo, gripes e resfriados.
Emocional: estimulante e fortificante
Estética: pele madura e oleosa.
Precauções: não usar durante a gravidez e usar em baixa concentração.
Olíbano
Fam: Burseráceas (Boswellia carteri) Sin:B. thuifera
É conhecido desde o Egito antigo, que o usava em preparos para a pele e para fumigar
doentes. Foi usado tradicionalmente como incenso em templos e em rituais na China, Índia e
no resto do Oriente. Seu comércio já foi tão valioso quanto ouro. Embora o olíbano cresça
selvagem no norte da África, sua resina é principalmente destilada na Europa. Aroma quente
e balsâmico e levemente canforado.
Propriedades: séptico, antiinflamatório, adstringente, cicatrizante, citofilático, sedativo e
tônico.
Indicações
Terapêutica: problemas respiratórios, fadiga.
Emocional: Desacelera a respiração produzindo uma sensação de calma que ajuda a
controlar a ansiedade, a tensão e o estresse. Ajuda a concentração; bom para a meditação;
eleva a consciência.
Estética: proporciona vitalidade a peles cansadas e envelhecidas. Sua ação adstringente
ajuda a reduzir a oleosidade.
Palmarosa
(Cymbopogon martini)
É uma planta da mesma família do capim-limão e citronela. É nativa da Índia, mas seu óleo
também é produzido na Indonésia, Ilhas Comoros e Brasil. Aroma suave e floral adocicado,
com toque terroso. Seu odor é animador e estimulante.
Propriedades: anti-séptico, cicatrizante, regenerador celular, estimulante, hidratante,
digestivo e emoliente.
Indicações
Emocional: ansiedade, tensão e estresse.
Estética: acne, dermatite, escaras, impetigo, todos os tipos de pele, previne estrias, regula a
produção de sebo, pequenos problemas infecciosos de pele e para rugas.
Patchouli
(Pogostemon patchouli)
Nativo da Malásia, e atualmente é cultivado em uma série de países do sudeste asiático, mas
também nas Antilhas e no Paraguai. Planta pequena que atinge em torno de 1 metro de
altura, com folhas grandes, macias e peludas. Aroma muito intenso, amadeirado, doce e
balsâmico. Seu odor é quente e estimulante com reputação de afrodisíaco.
Propriedades: antidepressivo, antiflogístico, antiinfeccioso, anti-séptico, bactericida,
cicatrizante, desodorante, diurético, estimulante, regenerador dos tecidos, regulador e tônico.
Indicações
Terapêutica: impetigo, retenção de líquido.
Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.
Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, rachada e ressecada, rugas, pé-de-atleta,
tinha e caspa.
Pau Rosa
(Aniba rosaeaodora)
É uma árvore nativa da Amazônia, sempre verde e com flores amarelas, que atinge até 38m
de altura. Hoje no Brasil e exigido que para cada árvore cortada, outra seja plantada. Aroma
amadeirado e doce. Seu odor é suave e estimulante com reputação de afrodisíaco que lembra
a rosa.
Propriedades: antidepressivo, estimulante do sistema imunológico, revigorante, afrodisíaco
e regenerador dos tecidos.
Indicações
Emocional: estresse, ansiedade e afrodisíaco.
Estética: acne, dermatite, eczema, pele madura, seca, desidratada e rachada.
Petitgrain
(Citrus aurantium)
É obtido das folhas da mesma laranja amarga que produz o néroli. Nativa do sul da China e
do nordeste da Índia. Os óleos são produzidos na França, norte da África, Haiti e Paraguai.
O nome petitgrain é derivado da época em que era extraído do brotinho da laranja ainda
verdes, daí o nome de pequenos grãos; um dos ingredientes da água de colônia. Aroma floral
e doce-amargo, que lembra o néroli um pouco menos refinado. Seu odor é refrescante e
animador.
Propriedades: antidepressivo, anti-séptico, antiespasmódico, desodorante, digestivo e
sedativo.
Indicações
Terapêutica: falta de concentração.
Emocional: estresse, insônia e tensão.
Estética: acne, pele e cabelos oleosos, odores e tônico capilar.
Pimenta Negra
(Piper nigrum)
Originalmente uma planta silvestre, mas hoje é extremamente cultivada no Oriente,
principalmente em Cingapura, Índia e na Malásia. Forte e picante.
Propriedades: anti-séptico, analgésico, antiespasmódico, desintoxicante, digestivo,
diurético,laxativo, rubefaciente, estimulante e tônico geral.
Indicações
Terapêutica: dores musculares e articulares.
Emocional: muito estimulante, fortalece os nervos e a mente.
Estética: proporciona tonicidade aos músculos, de ação desintoxicante torna-se benéfico nos
tratamentos de celulite.
Precauções: Usar em baixa concentração, pois pode irritar a pele e estimular
excessivamente os rins.
Pinho Siberiano
Fam: Pináceas (Pinus sylvestris) outras espécies: (Abies sibirica)
Existem muitas espécies de pinho, os mais comuns são os escoceses e noruegueses, embora
o de melhor qualidade seja a planta descrita como " pinheiro siberiano" que se desenvolve
na Rússia. Aroma forte, seco, balsâmico com tom canforado.
Propriedades: anti-séptico, diurético, expectorante, estimulante da circulação, desodorante
e rubefaciente.
Indicações
Terapêutica: alivia dores reumáticas e musculares, é aquecedor.
Emocional: refrescante, estimulante; relaxante e reconfortante.
Estética: rubefaciente e desodorante.
Precauções: usar em baixa concentração, pois pode irritar peles sensíveis.
Rosa Marroquina
Fam: Rosáceas (Rosa centifolia) R.damascena
É considerada uma planta medicinal desde a antiguidade. No século X, o grande alquimista
persa Avicena, descobriu o método de destilação fazendo experiências alquímicas, pois a
rosa tem um significado considerável nos aspectos teóricos e metafísicos da alquimia. A
rosa é tradicionalmente chamada a "Rainha das Flores" e, na aromaterapia, o óleo de Rosa é
freqüentemente considerado o soberano dos óleos essenciais. Aroma profundo, rico e doce
aroma floral.
Propriedades: animador, anti-séptico, tônico e adstringente, regenerador celular, hidratante,
antidepressivo, hemostático, depurativo, adstringente, tônico e afrodisíaco.
Indicações:
Emocional: depressão, insônia, impotência, tensão nervosa e tristeza.
Estética: pele madura, eczema, pele sensível, rugas e pele seca.
Sálvia Esclaréia
Fam: Labiadas (Sálvia sclarea)
É um óleo produzido de flores de pontas rígidas, que deu origem ao seu nome skeria, do
grego cujo talo pode atingir até sessenta cm de altura. Acredita-se que sua origem seja
européia, mas também é encontrada nos Estados Unidos. Hoje o óleo é produzido
principalmente na França e no Marrocos.Costuma ser usada como fixador e componente de
fragrâncias. Aroma doce e herbáceo, semelhante a nozes, mas com um toque floral. Efeito
animador e relaxante com reputação de afrodisíaco.
Propriedades: Afrodisíaco, antidepressivo, antiinflamatório, anti-séptico, adstringente,
antiespasmódico, emenagogo, eufórico, cicatrizante, desodorante, carminativo, hipotensor,
tônico e sedativo.
Indicações
Terapêutica: hipertensão, dores musculares, problemas respiratórios e uterinos.
Emocional: Um óleo muito apreciado pelos terapeutas, pois alivia o estresse, a depressão, a
insônia, a agitação mental e os estados de pânico. Possui uma ação sedativa nos caso de
raiva, medo e frustração.
Estética: Por seu efeito regenerador atua em todos os tipos de pele e estimula o crescimento
dos cabelos. Reduz a produção das glândulas sebáceas combatendo a oleosidade e a caspa.
Precauções: Não usar durante a gravidez.
Sálvia Officinalis
Fam: labiadas (Salvia officinalis)
Planta nativa da região Mediterrânea, com folhas verdes-avermelhadas, e flores azuis.
Desenvolve-se nos campos selvagens da Iugoslávia e Dálmacia. Por isso, também é
conhecida como Sálvia dalmática. Erva considerada muito curativa, de onde vem seu nome
salvare - curar, salvar. Óleo refrescante, herbáceo e forte.
Propriedades: Anti-séptico, adstringente, antiespasmódico, antidepressivo, adstringente,
afrodisíaco, cicatrizante, desodorante, depurativo, diurético, emenagogo, hipertensor e
tônico.
Indicações
Terapêutica: fraqueza geral, astenia, dores musculares e problemas menstruais.
Emocional: Em dose bem pequena pode acalmar e relaxar, pois tem uma ação no sistema
nervoso central. É indicada para auxiliar nos casos de depressão, insônia, tensão nervosa,
mágoa e tristeza. Ativa os sentidos e estimula a memória.
Estética: Ajuda em casos de lesões cutâneas como dermatites, eczema. É também tônico
capilar.
Precauções: não usar durante a gravidez, nem na amamentação.Contra-indicado em casos
de hipertensão e epilepsia. Usar somente em baixa concentração.
Sândalo Amyris e Sândalo Mysore
O primeiro, é considerado o Sândalo das Índias Ocidentais. Seu tronco queima como uma
tocha em virtude de seu alto teor oleoso. Os nativos o chamam de “candlewood” – madeira
que queima como vela. Aroma amadeirado e amargo. Efeito quente e prolongado,
considerado afrodisíaco. Ajuda em casos de stress e tensão nervosa. Bom nos cuidados com
a pele oleosa.
O segundo é considerado o melhor óleo de sândalo, e provém de Mysore, cidade da Índia. É
um óleo profundo, com tom balsâmico levemente canforado, com reputação de
afrodisíaco.Também é relaxante, excelente para a tensão nervosa e ansiedade.Excelente nos
cuidados com a pele madura, eczema seco, pele sensível, rugas e pele seca.
Tangerina
Fam: Rutáceas (Citrus reticulata)
Originária da China a então chamada de mandarina, foi levada para a Europa no começo do
século XIX. Seu nome é derivado do fato de ser uma fruta que era oferecida aos mandarins.
Ao ser introduzida nos EUA foi batizada de tangerina. As áreas de cultivo abrangem o
Brasil, Espanha, Itália e Califórnia. A tangerina, que pertence à mesma família botânica, tem
um aroma menos intenso, com semelhança maior com a laranja. Aroma intensamente doce e
rico com um tom floral.
Propriedades: Anti-séptico, suavemente laxativo, sedativo, tônico estomacal, estimulante
linfático e digestivo.
Indicações
Terapêutica: Afeta o sistema digestivo além de estimular a digestão de gorduras.
Emocional: tensão, depressão, insônia e estresse.
Estética: Controla os processos hídricos ajudando nos casos de celulite, edemas e
obesidade.
Tea Tree
Fam: Mirtáceas (Melaleuca alternifolia)
Essa espécie de melaleuca é nativa da Austrália, e é usada pelos aborígines há centenas de
anos para tratar ferimentos infectados e problemas de pele. Durante a Segunda Guerra
Mundial foi incluída nos kits de primeiros socorros para combater as infecções. O óleo de
tea tree é uma das ferramentas mais poderosas da aromaterapia na luta contra bactérias,
fungos e vírus. Aroma forte medicinal levemente canforado.
Propriedades: anti-séptico, antiinfeccioso, bactericida, fungicida, imunoestimulante,
balsâmico.
Indicações
Terapêutica: problemas respiratórios, resfriados, gripes, infecções de garganta, dos
brônquios e sinusite; vaginite tricomonal, infecções vaginais, urinárias, leucorréia, cistite
crônica; gengiva inflamada, úlceras bucais.
Médicos franceses estão pesquisando tea tree para tratamento da AIDS, e usam-na também
para fortalecer o sistema imunológico antes de uma cirurgia. Infecções virais: herpes, gripes,
verrugas, Epstein-Barr, febre glandular, catapora (herpes-zóster). Infecções por fungos: péde-
atleta, porrigem, infecções sob as unhas. Desequilíbrio. Nonília, afta.
Estética: abscesso, acne, caspa, erupções cutâneas, tinha, micoses de unha, pele inflamada,
seborréia e odores.
Tomilho
Fam; labiadas (Thymus vulgaris) sin: T.aestivus, T. ilerdensis
Todas as espécies de tomilhos são derivadas do tomilho selvagem, nativo do sul da França.
Suas folhas são cinzas-esverdeadas com flores brancas ou rosadas. Seu nome é derivado do
grego thymus, que significa perfume.Óleo doce e fortemente herbáceo.
Propriedades: anti-séptico, antiespasmódico, anti-reumático, carminativo, diurético,
expectorante, emenagogo, hipertensor, estimulante e tônico.
Indicações:
Terapêutica: artrite, reumatismo, dores musculares, flatulência, gripes e resfriados.
Emocional: estimulante da memória e favorece a concentração. Funciona como
revitalizante no caso de esgotamento.
Estética: Tônico para couro cabeludo e pode ser eficaz no tratamento da caspa e queda de
cabelos. útil para os tratamentos de dermatites e acne.
Precauções: Usar em baixa concentração, não usar em casos de gravidez e epilepsia e
hipertensão.
Vetiver
Fam: gramíneas (Andropogon muricatus) sin: Vetiveria zizanioides
É um óleo produzido da erva silvestre de áreas tropicais, como Índia, Taiti, Java e Haiti.
Pouco cultiva nas Américas, é vendido como sache perfumado.Assim como o óleo,as raízes
mais velhas, são mais apuradas e produzem maior quantidade de óleo. Na Índia e Sri Lanka
é conhecido com o "óleo da tranqüilidade". Aroma intenso e penetrante com um tom terroso.
Propriedades: anti-séptico, afrodisíaco, antidepressivo, nervino, rubefaciente, estimulante
circulatório, tônico e sedativo.
Indicações
Terapêutica: artrite, dores musculares, reumatismo e má circulação.
Emocional: estresse, depressão, insônia e esgotamento nervoso.
Estética: pele oleosa e acne.
Ylang-Ylang
Fam;Anonáceas (Cananga odorata) sin: Unona odorantissimum
É um óleo produzido das flores de uma árvore alta nativa da Ásia tropical. O seu nome
significa "flores das flores". Na Indonésia elas são espalhadas no leito nupcial dos recémcasados.
Aroma intensamente doce e floral. Efeito quente com reputação de afrodisíaco.
Propriedades: afrodisíaco, antidepressivo, anti-seborréico, anti-séptico, calmante,
estimulante circulatório, eufórico, hipotensor, tônico e sedativo.
Indicações
Terapêutica: taquicardia e hipertensão.
Emocional: estresse, depressão, insônia, impotência, frigidez, raiva, medo e frustração.
Estética: pele oleosa, crescimento dos cabelos.